segunda-feira, 11 de julho de 2011

Análise da Qualidade da Água - Rio Jacaré Pepira. Dados INSTITUTO BIOLÓGICO DE SÃO PAULO





Dados da análise da qualidade da água realizada no Rio Jacaré Pepira com uma
sonda multiparâmetros do Instituto Biológico de São Paulo, realizada em 30 de abril e 13 e 14 maio de 2011.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Resultado da Oficina realizada no município de Bocaina

Buscando atingir os objetivos do projeto Expedição Jacaré Pepira, esta primeira oficina com a comunidade teve uma abertura de conversas com a equipe técnica do projeto, autoridades e membros da comunidade. Essas discussões estão relacionadas com a conservação e preservação da qualidade das águas do Rio Jacaré Pepira e também com viabilizações de novas atividades econômicas, como o (eco) turismo e também das condições de manejo das áreas agrícolas da sua bacia hidrográfica.
Em Bocaina, esta oficina com a comunidade encerrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente do município. Na presença de vários membros da equipe da expedição, autoridades e convidados iniciou o evento com a apresentação dos trabalhos preliminares da Expedição Jacaré Pepira colocando aos presentes uma série de imagens registradas durante os trabalhos de campo da equipe nos dias 30 de abril e 13 e 14 de maio de 2011.
Após a apresentação uma discussão e dúvidas relacionadas com o trabalho foram colocadas, sendo mencionados os seguintes assuntos:

• Criação de uma Unidade de Conservação Intermunicipal no Rio Jacaré Pepira. Ampliando as discussões neste sentido, buscou-se o local mais adequado para esta finalidade e no grupo participante da oficina, surgiu a indicação da uma UC (Unidade de Conservação) no médio Jacaré, nas proximidades do município de Dourado e Bocaina, uma vez que no local existe uma extensa área de mata nativa que se une com a mata de encosta da cuesta basáltica de Dourado. Lembrou-se ainda que o Jacaré Pepira integra duas importantes Áreas de Proteção Ambiental (APA) na região das cabeceiras (no alto Jacaré) pertence a APA Corumbataí-Tejupá-Botucatu – perímetro Corumbataí e na sua foz, onde a região forma um pântano pertence a APA de Ibitinga.
• Realização de Pesquisas Científicas mais aprofundadas e separadas por temas/ temáticas; esses estudos podem contribuir e integrar o processo de criação de uma UC;
• Criar um espaço físico onde pudesse agrupar os trabalhos e pesquisas cientificas realizadas em anos anteriores, principalmente na época do Consórcio do Rio Jacaré Pepira e os da atualidade para que fiquem reunidos, podendo ser um museu histórico ambiental do Rio;
• Fomentar o Ecoturismo entre os municípios de Bocaina à Ibitinga, com uma estrutura intermunicipal/ regional de articulação e principalmente de operacionalização desta atividade. Isso pode ajudar a melhorar o aspecto cênico das construções existentes nas margens do Jacaré Pepira e principalmente a geração de emprego e renda aos moradores ribeirinhos;
• Fomentar ações de Educação Ambiental e disseminar as informações técnicas levantadas durante os trabalhos de campo da Expedição Jacaré Pepira em todas as suas edições;
• Articular os municípios através do Comitê de Bacia Hidrográfica - Tietê-Jacaré para resgate e/ou criação do consorcio intermunicipal de preservação da bacia hidrográfica do Rio Jacaré Pepira Mirim. A idéia é fomentar essas discussões para que no final do ano de 2011, portanto no evento de encerramento deste projeto, 24 de novembro, haja algo em torno de uma carta de intenções e/ou o firmamento de um pacto entre esses municípios.


Participantes:
1.Kiko Daneleto (prefeito municipal – Bocaina)
2.Plínio Marques (dir. Meio Ambiente – Bocaina)
3.Paulo (fotografo – Bocaina)
4.Renan (jornalista – Bocaina)
5.Secretario executivo da Câmara Municipal de Bocaina
6.Jozrael Rezende (Fatec – Jau)
7.Rafael de Oliveira (biólogo - Bauru)
8.Alisângela (turismóloga e coordenadora do projeto - Brotas)
9.Rafael (técnico informática – Torrinha)
10.Ricardo Alves (guarda ambiental – Brotas)
11.Formadores de opinião - Bocaina
12.Diretora da Escola - Bocaina
13.Professora e adolescentes das escolas de Bocaina

Brotas, 15 de junho de 2011.
ONG Movimento Rio Vivo – colaboradora Alisângela Spigolon.

Sobre as Oficinas com Comunidades

As oficinas de trabalho e discussões sobre a situação do Rio Jacaré Pepira serão realizadas depois dos trabalhos de campo da expedição, em abril e maio de 2011. As oficinas foram programadas para ocorrer em dois municípios dos trezes que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré Pepira, prioritariamente, sendo: 1. Bocaina, no evento da Semana do Meio Ambiente (09 de abril) e 2. Brotas, no evento comemorativo do Dia Municipal da Consciência Ambiental (11 de Agosto). A linha mestre das oficinas da Expedição Jacaré Pepira está direcionada para uma construção conjunta dos registros do diagnóstico de campo, com os conhecimentos populares dos moradores somadas ao conhecimento técnico – científico e executivo das condições ambientais e naturais do Jacaré Pepira sob a ótica dos membros das equipes.
Como encerramento deste projeto, propõe-se a realização do Seminário Jacaré Pepira, pré-programado acontecer no município de Jahu, na FATEC, na data comemorativa de 24 de novembro, Dia do Rio e terá um dia de duração.