Edição 2011

Acompanhar o leito do Rio Jacaré Pepira e conhecer mais sobre as condições ambientais deste rio em um grupo de amigos amantes da natureza e deste rio, é uma ação que acontece desde a década de 1980 e tomou corpo com as pesquisas e projeto Piloto do Consórcio Intermunicipal de Preservação do Rio Jacaré Pepira Mirim ainda na década de 1980.
Passado outras décadas e mudanças significativas no contexto regional, um grupo de estudantes, pesquisadores e ambientalistas voltaram a se reunir em torno desta temática e em 2007 foi retomada a descida de Rio para avaliação das condições ambientais do Rio Jacaré Pepira, titulada então como Expedição Jacaré Pepira. Depois de dois anos, portanto em 2009 a equipe de pesquisadores voltou a se reunir e ampliou seus objetivos em número de pesquisadores participantes e em 2011 a Expedição Jacaré Pepira passa a ser organizada pela ONG Movimento Rio Vivo inovando mais uma vez.
A ação principal é de percorrer toda a extensão do Rio Jacaré Pepira, desde a sua nascente principal em Itaqueri da Serra (Itirapina) até a foz no Rio Tietê, em Ibitinga, com o propósito de observar a saúde ambiental do Rio e suas margens. O primeiro trecho, não navegável, os levantamentos, análises e diagnósticos sócio-ambientais (características físicas, morfológicas, ecológicas e antrópicas do rio e de suas margens) são realizados com o apoio de transporte terrestre. Após os o bairro dos Três Saltos, ainda no município de Brotas, o diagnostico passa a ser realizado através de navegação com pequenas embarcações até a foz.
Entre os convidados para participar da expedição estão especialistas de diversas áreas de análise das condições ambientais. Docentes, funcionários e alunos da FATEC – JAHU, Corpo de Bombeiros, representantes dos COMDEMA da região e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Pontos de Cultura existentes dos municípios que compõe a bacia hidrográfica do Jacaré Pepira, Organizações Não Governamentais, principalmente da região, convidados da USP/ESALQ – Piracicaba, do Instituto Biológico de São Paulo, Gestor da APA Corumbataí - Tejupá - Botucatu e representantes das empresas parceiras do projeto. Ao todo serão seis embarcações e um carros de apoio.
Como resultado os dados copilados em cada uma das etapas deste projeto serão postados no blog da expedição como um relatório eletrônico e de fácil acesso. Este relatório irá apontar através de imagens fotográficas e mapas com localização demarcada por GPS de navegação, as potencialidades, vulnerabilidades e impactos ambientais avistados e diagnosticados pelas equipes de trabalho durante a expedição.
Ressalta-se que os resultados da Expedição Jacaré Pepira 2009 foi levado aos municípios que compões a Bacia Hidrográfica do Jacaré Pepira, através de uma apresentação com fotos e vídeos registrados durante os trabalhos.
As primeiras etapas da Expedição Jacaré Pepira 2011 acontecerá em 30 de abril de 2011 e 13 e 14 de maio de 2011, momento considerado ideal para navegação entre os técnicos, onde as complexas relações ambientais do Jacaré Pepira podem ser identificadas numa época onde o rio não está em extrema cheia e nem mesmo em estiagem, possibilitando uma navegação tranqüila e com boas possibilidades de colher resultados mais reais.
Além da descida de rio, o projeto Expedição Jacaré Pepira irá ouvir as comunidades dos municípios que compõe sua bacia hidrográfica reunidos em duas oficinas de trabalho, uma em Bocaina em 10 de junho de 2011 e outra em Brotas em 11 de agosto de 2011. Para o encerramento do projeto, em 24 de novembro de 2011 em Jahu, na Fatec, realização do Seminário Jacaré Pepira está sendo organizado para apresentar os resultados das equipes.
Para julho um evento na nascente do Jacaré Pepira será realizado pela ONG Movimento Rio Vivo.
Como compensações dos gases emitidos durante a expedição serão plantadas cerca de 50 árvores de espécies nativas, produzidas no viveiro de mudas de Brotas e de Bocaina, ainda durante todos os trabalhos da expedição em pontos previamente estabelecidos.

O projeto Expedição Jacaré Pepira - edição 2011 é uma realização da ONG Movimento Rio Vivo.

Parcerias:
FATEC - Jau
Instituto Biológico de São Paulo
Fundação Florestal
Conselho GEstor da APA Corumbataí - Tejupá - Botucatu (perímetro Corumbataí)
Conselho Gestor APA Corumbataí
Prefeitura Municipal de Bocaina
Prefeitura Municipal de Brotas
Prefeitura Municipal de Itirapina
Prefeitura Municipal de Torrinha
Corpo de Bombeiros
Ponto de Cultura de Itirapina
Ponto de Cultura de Torrinha
Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais e Coordenadoria de Educação Ambiental