quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Levantamento de peixes identificados



Peixes identificados por relatos, durante a expedição Jacaré Pepira 2009
Apoio: Maria Letizia Petesse – doutora especialista na área da UNICAMP

NOME POPULAR / NOME CIENTÍFICO
01 Mandi / Pimelodus maculatus
02 Turvina = Tuvira / Gimnotus carapo
03 Bagre / Rhamdia quelen
04 Lambari / com este nome são indicadas varias espécie
do gênero Astianax sp. e Moenkhausia.
As mais comuns são: Astianax altiparanae, A.
fasciatus e Moenkhausia intermedia
05 Piava / também são varias espécie do gênero Leporinus sp.
06 Capingueiro / provavelmente trata-se de Schizodon nasutus
07 Pacu / Piaractus mesopotamicus
08 Tabarana / Salminus hilari
09 Curvina / Plagioscion squamosissimus
10 Dourado / Salminus brasiliensis
11 Piapara / Leporinus obtusidens
12 Black-bass / Micropterus salmoides
13 Tilápia / Varias espécies a mais comum é:
Oreochromis niloticus
14 Cascudo / Varias espécies as mais comuns são do
gênero Hypostomus sp. Outra espécie poderia
ser do gênero Rhinelepis, mas também tem outras..

9 comentários:

  1. Gostaria de saber se os peixes que habitam o Jacaré-Pepira, são apropriados para o consumo humano???
    José Mário
    Ibitinga-SP

    ResponderExcluir
  2. Olá José Mario (Ibitinga), obrigada pela sua visita e interesse, é sempre um prazer!
    O Jacaré Pepira, Jacarezinho como é mais conhecido na sua região, é um rio considerado piscoso e com considerável variedade de espécies. A tradição maior é com o Jacaré Guaçu, por seu porte e todas as condições atribuídas a ele. Com o passar dos anos e com as mudanças ambientais ocorridas no Jacaré Guaçu, a realidade do Jacaré Pepira tem se engrandecido, havendo maior procura no Jacaré Pepira, tanto para habitat como aos pescadores.
    Por todas essas condições e características, não se tem registros significativos de pescadores profissionais no Jacarezinho, e também não há registro de pescadores que vivem da pesca comercial em toda a sua extensão.
    O que sabemos é que o Jacarezinho agrada mais pescadores esportivos e pescadores que gostam de pescar para complementar o cardápio familiar, esporadicamente. O Lazer através da pesca é outro fator muito forte presente no contexto dos pescadores que buscam as águas do Jacaré Pepira.
    Não conheço nenhum relato de que o peixe do Jacaré Pepira não é próprio para consumo, pelo contrário, todos gostam muito de saborear os peixes do Jacarezinho!
    É isso, até mais, Alisângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Dois Córregos e pesco frequentemente no Rio Jacaré Pepira. Evito o abate de algumas espécies como o Dourado, a Tabarana e o Cascudo. Porém, sempre consumo lambaris, mandis e outros bagres. Os peixes são muito saudáveis e o rio, por enquanto, se encontra limpo.

      Excluir
  3. sou integrante do meio ambiente,embora não participe de nenhuma associação de preservação ambiental,sempre fui preservanista peculiar.não conheço a região,moro em Pederneiras havia quatro anos,saindo de São Paulo,buscava o lazer da pescaria no municipio de Juquitiba e Embu Guaçu.careço desse lazer e nas vezes que passei, indo a São Carlos,pelo rio,senti-me comovido,a identificação é diferente a que sinto pelo rio Tiête.gostaria de receber informações de como acessar pontos livre ao rio com o veiculo,o mais próximo possível a margem.

    ResponderExcluir
  4. como planejei,cedinho fui para a divisa bocaina/dourados,rio jacaré pepira.uma manhã linda banhada de raios solares,o dia não propício a peixe,mas esplendoroso a reflexão,quem gosta de pássaros ficaria encantado com tantos cantos,os cabeças vermelhas(cardeal?)vinha quase comer na mão.ao longo do rio,explorei a vegetação enquanto coletava as imundícias deixada pelo colegas,ao final da manhã pesquei o primeiro lambari não deixando me voltar sapateiro.é o início da

    ResponderExcluir
  5. alterei meu perfil , inicialmente roque mahacholan , para a nova conta no google.
    passado desde o último comentário esse tempo retorno para enaltecer este santuário . geralmente me retiro para fotografar e meditar as margens do RIO JACARÉ PEPIRA , logo ali na divisa politica BAURU-ARARAQUARA. hoje com o conhecimento local de sua flora e fauna além dos bons amigos de JAÚ que deixam a entrada livre do rancho . muitos foram os bons momentos de convivência com eles . noutras ocasiões lá estou solitário mas com toda a energia local e na presença do PAI NOSSO CRIADOR E QUE REINA O LOCAL. sempre que vou recolho todo o lixo ao alcance dos olhos e que possível alcançar... fato que lamento muito pela atitude daqueles que desrespeitam o local e que para a maioria vão atrás de peixes e revoltam-se quando não os levam para casa , o que digo sempre a quem sai de casa para pescar : quer peixe ? vai na peixaria...aqui não dá peixe tem que pescar , mas se vires com o coração cheio de amor e gratidão por termos um local onde podemos nos renovarmos espiritualmente então seja bem vindo e ajude a preservar ...plantar e manter o que já temos é mais fácil que destruí-los , levar uma caixa de frutas rejeitada e coletada na quitanda alimentando a fauna , belas fotos você consegue e os habitantes locais agradecem continuando livres como tu és , ...então por que prende-los ou podar lhes a vida?

    ResponderExcluir
  6. Olá Roque, obrigada pela sua visita e comentários!
    Realmente a fauna que habita as margens e no próprio Rio Jacaré é encantadora. Também adoro fotografar!
    A natureza tem o poder de realinhar nossas emoções! Também me sinto bem quanto estou no Jacaré Pepira, é emocionante.

    Apenas um alerta em relação oferecer alimentos os animais silvestres. Vale lembrar que a magia está justamente no instinto do animal em caçar, em buscar seu próprio alimento na natureza e, se nós interferimos neste processo podemos causar alguns problemas seríssimos na sobrevivência desses animais. É muito positiva sua intensão de manter o bem estar dos animais, mas lembre-se que você não esta lá todos os dias e também que você não vai estar lá eternamente, então repense.

    Assim como você também amo muito os animais soltos e livres, por isso trabalho muito para oferecer a eles um ambiente natural e equilibrado, dando condições de sobrevivência.

    Até mais, Alisangela.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Elisangela e demais!
    Estou planejando ir pescar de caiaque no jacare pepira na parte onde existe aquele pequeno pantanal, perto da cidade de Ibitinga, já perto da boca com o rio Tietê. Gostaria de saber quais especies de peixes há maior probabilidade de eu encontrar por lá. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ! Estou iniciando um projeto de soltura de peixes em nosso rio jacare pepira , gostaria de saber se há alguém interessado em estar dando suporte tecnico como biologo para estar fazendo um reconhecimento do rio e dos peixes que podem ser soltados... Aguardo

    ResponderExcluir