sábado, 14 de novembro de 2009

Análise de Qualidade da Água


Durante a expedição, foram realizadas, em vários pontos, coletas e analises de água, utilizando-se Kits de análise de água levados a campo. Os resultados específicos de cada analise realizada podem ser verificados nas planilhas de registro de campo. De acordo com esses resultados, entende-se que os parâmetros analisados estavam de acordo com a resolução do CONAMA 357/2005 – que estabelece os valores exigidos para classe de águas doces - classe II. Segundo estudos realizados pelo Projeto Piloto do Consórcio do Rio Jacaré, a classificação das águas do Rio Jacaré-Pepira é classe II, o que significa que suas águas são propícias para banho, irrigação, navegação e para consumo animal, evitando consumo humano.
Os parâmetros analisados durante a expedição foram químicos, físicos e biológicos. Para parâmetros químicos foram analisados: Nitrato, Fosfato, pH; para os parâmetros físicos: Turbidez, temperatura e Cor (visual); e para biológicos os Coliformes Fecais (presença ou ausência).
Em locais com represamento, a autodepuração da água ocorre com menor freqüência, conseqüentemente os paramentos analisados se mostram mais alterados do que no restante do rio, que devido as quedas e correntezas acaba por acelerar os processos de purificação natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário