sábado, 14 de novembro de 2009

RELEASE: Expedição vai diagnosticar as características ambientais do Rio Jacaré Pepira

Em 2007 foi realizada a primeira expedição no Rio Jacaré Pepira. Depois de dois anos a equipe de pesquisadores volta a se reunir e amplia sua rede de pesquisadores e objetivos. A ação principal é explorar toda a extensão do Rio Jacaré Pepira, desde a sua nascente principal em Itaqueri da Serra até a foz no Rio Tietê, em Ibitinga. O primeiro trecho, não navegável, os levantamentos, analise e diagnósticos ambientais serão realizados com o apoio de transporte terrestre. Após os Três Saltos, ainda no município de Brotas, o diagnostico será realizado através de navegação com pequenas embarcações até a foz.
A Expedição acontecerá entre os dias 23, 24 e 25 de abril de 2009, momento ideal para navegação, onde as complexas relações ambientais podem ser melhor identificadas por não estar em momentos extremos, cheia ou baixa do rio. Como compensações dos gases emitidos durante a expedição serão plantadas cerca de 30 árvores de espécies nativas, produzidas no viveiro de mudas de Brotas, ainda durante a expedição em pontos previamente estabelecidos.
Como objetivo principal esta expedição quer realizar um diagnóstico das principais características ambientais atuais do Rio Jacaré Pepira Mirim, considerando que este é um dos rios mais preservados do Estado de São Paulo, em comparação com outros rios de mesmo porte do estado, avaliando algumas das características físicas, morfológicas, ecológicas e antrópicas do rio e de suas margens.
Para esta expedição serão convidados especialistas das diversas áreas de análise das condições ambientais previstas para avaliação. Docentes, funcionários e alunos da FATEC – JAHU, Corpo de Bombeiros, representantes do COMDEMA e da Secretaria de Meio Ambiente de Brotas, Pelotão Ambiental de Brotas, Organizações Não Governamentais, convidados da USP/ESALQ – Piracicaba. Ao todo serão oito embarcações e dois carros de apoio.
Como resultado busca-se manter um relatório indicado através de imagens fotográficas e mapas com localização demarcada por GPS de navegação, as potencialidades, vulnerabilidades e impactos ambientais avistados e diagnosticados na expedição. Como resultado integrador entre os municípios da bacia pretende-se também montar uma exposição com fotos da expedição de 2007 e de 2009, itinerante para todos os municípios da bacia ou até mesmo fixa no Centro de Interpretação Ambiental no município de Brotas.
Durante a expedição, seremos prestigiados com a visita do Deputado Federal José Paulo Toffano e do Deputado Estadual Chico Sardelli, ambos do PV-SP.

Contato:
Alisângela Spigolon - coordenadora geral
14. 9709-5912 ou 3653-2828

Nenhum comentário:

Postar um comentário